Seja você autônomo ou empresário, consumidor ou prestador de serviços, formalizar contratos é indispensável para a segurança do seu negócio.
O contrato é o documento que irá estabelecer e oficializar as regras da relação comercial que será firmada, retratando de forma fiel e específica os direitos e obrigações estabelecidos entre as partes para a garantia de que o que foi combinado e acordado será cumprido.
Embora muitas vezes encarado como uma “burocracia desnecessária”, formalizar um contrato é a única maneira de garantir, efetivamente, que ambas as partes estejam cientes de todas as condições que estão sendo impostas, tanto de um lado quanto de outro, para que a transação possa acontecer.
Inclusive, estabelecer regras de rescisão contratual, garantias e penalidades estimulam o bom cumprimento do contrato, já a outra parte sempre pensará duas vezes antes de descumprir o que foi acordado.
A principal vantagem em firmar um contrato é prever e até mesmo minimizar os prejuízos que podem vir a acontecer se uma das partes acabar descumprindo o que ficou acordado.
Além disso, o instrumento contratual evita conflitos entre as partes e torna a solução de eventuais problemas mais rápida e eficiente, uma vez que as partes já terão conhecimento da medida que será tomada a partir do contratempo.
Mas fique atento! Um contrato mal redigido pode ser tão prejudicial quanto não formalizá-lo, de modo a submeter ambas as partes a danos, constrangimentos e dores de cabeças desnecessárias. Por isso, não confie em modelos prontos que não são específicos ao seu tipo de relação comercial.
Um contrato personalizado e bem elaborado determina o sucesso do seu negócio!
Contrate um advogado de confiança.