Durante os mais de cinco anos de prestação de serviços por todo o país, nossos advogados e associados têm auxiliado diversos clientes a alcançarem seus objetivos, resguardarem seus direitos e atenderem suas necessidades.
O ponto de partida para a fixação do valor da pensão alimentícia é o cálculo básico da relação de todos os gastos necessários ao bem estar, acesso à educação, saúde de qualidade, moradia segura, vestimenta apropriada e alimentação adequada.
A fixação do valor da pensão é feita de forma proporcional às possibilidades financeiras do pai, considerando-se todas as fontes de renda que dispôr.
O objetivo é sempre garantir que a criança tenha a mesma qualidade de vida que teria se os pais morassem juntos.
De acordo com os dados do Portal da Transparência do Registro Civil, mais de 100 mil crianças foram registradas sem o nome do pai no ano de 2023.
No entanto, é um direito do seu filho ter conhecimento de quem é o pai e, eventualmente, exigir a inclusão dos dados em seu Registro Civil, além das demais obrigações inerentes à paternidade.
Se o pai estiver de acordo, o procedimento pode ser feito diretamente nos cartórios de registro civil. No entanto, caso o genitor discorde do pedido de reconhecimento paterno, é necessário prosseguir com o pedido pelas vias judiciais.
Um dos grandes desgastes sofridos pela criança quando o divórcio acontece, ou quando os pais não moram juntos, ocorre quando estes não conseguem definir um período de tempo razoável em que o filho ficará na residência de um ou de outro.
Por isso, definir em juízo as regras com relação à guarda e às visitas que serão disponibilizadas a cada um dos genitores é extremamente importante para minimizar os efeitos da mudança de rotina na vida do filho.
Importante relembrar que o divórcio envolvendo filhos menores deve sempre ser feito pelas vias judiciais, justamente para que as questões de guarda e pensão alimentícia sejam definidas pelo juiz, resguardando o bem estar da criança.
Ao contrário do que muitos pensam e afirmam, não é necessário esperar 3 pensões atrasadas para cobrar o pai na justiça. O atraso de apenas 1 dia no pagamento da pensão já viabiliza a propositura de uma Ação de Execução de Alimentos para a cobrança dos valores em atraso.
Como consequência da dívida, é possível requerer diversas medidas coercitivas até que o valor seja integralmente quitado (Bloqueio de contas bancárias; Penhora de bens ou de salário; Negativação do nome junto ao SPC/SERASA; Prisão Civil; entre outros).
– seu documento de identidade;
– certidão de nascimento do seu filho;
– comprovante de residência;
– comprovante de renda;
– relação de todos os gastos da rotina do filho;
– decisão judicial que fixou o valor e o prazo para pagamento da pensão alimentícia, quando houver;
Veja o que os clientes dizem sobre nossos serviços
Damiana Almeida Rosely Medina Vanda Santos Edir Rosa Sensacional, muito bom Ana carolina Dos anjos Muito bom o atendimento feito pelo Felipe. Joseane Carvalho Maravilhosa Eliziane Felix Carmen lucia Menezes de sa barreto silva Aldecy Pereira Ferreira Ótimo atendimento muito bem atendida SÂMIA PEREIRA Um bom atendimentoAvaliação totalizada Google 4.9 de 5, com base em 128 avaliações
Com um atendimento totalmente personalizado e eficiente, faremos o possível para prestar o acolhimento e a assistência necessárias para resolver o seu problema. Nosso formato de atendimento se adequa à sua preferência: 100% on-line via whatsapp e/ou chamada de vídeo, ou de forma presencial, no nosso escritório em Porto Velho/RO.
Cadastre seu email e receba nossos artigos em primeira mão